Evan Parker - X Jazz , graphzine / sketchbook de André Coelho

by André coelho

about

Evan Parker (1944) é um influente saxofonista de Free Jazz, nascido na Inglaterra. Houve um encontro com este músico em Pedrogão Pequeno, em Agosto de 2012, com 17 músicos nacionais do jazz e da livre-improvisação no âmbito do X Jazz – Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto, organizado pelo Jazz Ao Centro Clube com o apoio da ADXTUR.

A residência artística durou toda uma semana, com trabalho dentro de portas durante os dias e concertos à noite em povoações localizadas nas margens do Rio Zêzere. Logo no início, Parker afirmou que não queria dirigir, que estava ali apenas para transmitir a sua experiência e as suas perspectivas da música que utiliza a intuição, a espontaneidade e a interacção de grupo, sem hierarquias, como linhas condutoras. (...) As consequências desta iniciativa têm sido enormes, pois marcou a aplicação em Portugal daquilo que o próprio Parker apresenta como «coisa utópica». Esse foi, de resto, um propósito logo ali anunciado por alguns: por exemplo, o trompetista Luís Vicente adiantou ao jornal Público que tinha de imediato decidido «transportar isto para a minha maneira de tocar e de pensar a música».

«Deixem espaço para os outros»; «quando ouvirem alguém a introduzir uma ideia, calem-se, dêem-lhe oportunidade»; «toquem menos - não queiram preencher tudo, o ensemble é mais do que cada um dos seus membros»; «ouvir é mais importante do que tocar»; «entrem apenas quando tiverem algo de importante a dizer», «não cortem o caminho dos outros», «se alguém não estiver a fazer-se ouvir, retirem-se»: estas dicas chocalharam com tudo o que se julga que é improvisar, e depressa se percebeu que o alcance da filosofia musical do coordenador desta acção ultrapassava a própria música.

(...) A memória do que aconteceu em Pedrogão Pequeno ficou registada em texto, áudio, vídeo, fotografia e desenho – o caso presente, pela mão de André Coelho. É uma memória congelada, fixada no tempo, o contrário da efemeridade dos sons que então se produziram. As recordações mentais, essas, estão vivas e continuam a ter um efeito transformador. A influência que Evan Parker nos deixou é uma construção sem fim à vista. - Rui Eduardo Paes in prefácio

...

Foram feitos 100 exemplares impresso a duas cores em risografia pela Mundo Fantasma, dos quais 10 exemplares estarão acessíveis gratuitamente na compra do bilhete para o evento.
Os restantes exemplares estarão disponíveis na mesa da Associação Chili Com Carne neste evento - aceitam-se reservas exclusivamente para sócios da associação e músicos que participaram na residência.
O que sobrar do evento será disponibilizado na loja em linha da Chili.

...
A edição foi produzida pela Chili Com Carne e Thisco para a sua colecção THISCOvery CCChannel, dedicada às dimensões (ocultas) da (contra)cultura tendo no seu leque colaborações de Hakim Bey, Rui Eduardo Paes, Critical Art Ensemble, Ewen Chardronnet (Associação dos Astronautas Autonomos), Carl Abrahamsson, The Master Musicians of Joujouka, Ondina Pires, DJ Balli, Hetamoé entre muit@s outr@s...

credits

released January 14, 2016

tags

about

Thisco Oeiras, Portugal

THISCO is a portuguese record label & book publisher featuring: Merzbow, Rapoon, Master Musicians of Joujouka, Lasse Marhaug, Terre Thaemlitz, KK Null, Mimetic, Jarboe, Von Magnet, Ah Cama-Sotz, Francisco Lopez, Alan Courtis, Kenji Siratori, Martin A. Smith, Flint Glass, Philippe Petit, Critical Art Ensemble, Vadge Moore, Controlled Bleeding, Z´ev, Hakim Bey… ... more

contact / help

Contact Thisco

Streaming and
Download help

Redeem code